Olimpíada Esportiva DIJUVASI - Regras Gerais

Olimpíada Esportiva DIJUVASI - Regras Gerais


Estes eventos têm por objetivo proporcionar aos jovens do distrito um momento de descontração e alegria,  bem como mais uma oportunidade de comunhão com os irmão na fé das outras UJs do distrito. Também utilizamos este momento para aprender um pouco mais sobre a Palavra de Deus.

As Olimpíadas esportivas do distrito Dijuvasi são compostas por quatro (4) modalidades, Futsal, Knips, Vôlei e Ping-pong. Cada uma dessas modalidades será disputada anualmente entre as UJs deste distrito, sendo isso feito em duas datas diferentes, cada uma delas com dois dias de duração e abrangendo duas das modalidades citadas anteriormente. A divisão das modalidades se dará da seguinte maneira: a 1º etapa abrange as os torneios de Vôlei e Ping-pong e a 2ª etapa abrange os torneios de Futsal e Knips. Outras modalidades poderão ser inseridas nestes eventos, porém isso deverá ser decidido pelos membros votantes em reunião oficial do distrito acarretando em alteração ou complementações deste documento, a fim de manter para as novas modalidades o mesmo teor de organização imposto aos esportes já em prática.

Em ambas as etapas destas olimpíadas, deve-se iniciar o evento com um momento de devoção. Isso não pode ser alterado em hipótese alguma. Essa devoção deverá ser feita preferencialmente por um pastor atuante em nosso distrito. Não sendo possível ser desta forma, a mesma poderá ser feita por algum outro pastor ou mesmo por um jovem, desde que devidamente confirmado na Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Após este momento de devoção, considerações gerais serão feitas pela organização, com objetivo de esclarecer o funcionamento e horários dos dois dias de competição e expor regras dos locais de realização dos jogos. Acabados estes momentos, dão-se início os jogos.

As modalidades de Vôlei, Ping-pong e Futsal, são divididas em duas categorias cada uma: masculino e feminino.
Já a modalidade de Knips é dividida em três categorias: masculino, feminino e misto. Cada UJ poderá inscrever até duas equipes por modalidade em cada esporte.

Em cada modalidade serão premiados desde o primeiro até o  terceiro melhor time. O tipo de premiação  ficará a cargo da comissão organizadora do evento.


Regras gerais de funcionamento e organização dos esportes a serem disputados:




I. Vôlei

Cada equipe deste esporte deve ser composta por, no mínimo, seis (6) atletas, podendo ter até doze (12) inscritos em cada equipe. Os atletas devem estar vestindo uniformes. Este uniforme poderá ser apenas camisas iguais a todos os atletas com exceção do líbero, que poderá jogar com uma camisa de cor diferente, porém todos devem ter numeração visível, não podendo haver dois jogadores com o mesmo número na camisa em uma mesma equipe. Os jogos serão disputados em sistema melhor de três sets. Os primeiros dois sets serão de 25 pontos, sendo que a equipe vencedora deverá ter no mínimo dois (2) pontos a mais que sua adversária para obter a vitória. Atingindo-se os 25 pontos sem essa diferença, as equipes continuam jogando até que uma delas abra essa diferença de placar citada a cima. Porém, se essa diferença de pontos não for alcançada por nenhuma das equipes até que uma delas chegue aos trinta (30) pontos, a equipe que atingir essa pontuação será vencedora, sem a necessidade de dois (2) pontos de diferença. Se umas das equipes vencer os dois primeiros sets ela vence o jogo sem a necessidade de disputar o terceiro set. No caso de os dois primeiros sets serem vencidos cada um por uma equipe, será disputado um terceiro set, mais curto, com apenas quinze (15) pontos e com a mesma regra dos dois pontos de vantagem citada anteriormente, porem, neste caso, o limite de pontuação será de vinte (20) pontos.

Em fases classificatórias, ou em disputas por pontos corridos, cada vitória por dois sets a zero contará dois (2) pontos para a equipe vencedora e nenhum para a equipe que perder. Em casos de vitória por dois sets a um, a equipe que vencer receberá dois (2) pontos e a sua adversária receberá um (1) ponto. Em caso de vitória por WO, a equipe vencedora receberá dois (2) pontos e não serão contados nem sets e nem numero de pontos em jogo, no caso de utilização dos critérios de desempate.

Sistema de competição:

A forma de disputa das competições desta modalidade dependerá da quantidade de equipes inscritas por categoria.

a. Em caso de termos cinco (5) ou menos equipes em uma categoria, o torneio será no sistema de pontos corridos, onde cada uma das equipes jogará contra todas as outras. Neste sistema, classificar-se-ão as duas melhores equipes, levando em conta os pontos conquistados e, se necessário, os critérios de desempate. Essas duas equipes disputarão um jogo final, quem vencer este jogo será a campeã. O segundo lugar ficará com quem perder esse jogo e o terceiro será de quem tiver ficado em terceiro lugar na soma de pontuação da primeira faze.

b. Quando houverem de seis (6) a onze (11) equipes inscritas, estas serão divididas em dois (2) grupos, A e B. Em caso de número par de inscrições, os dois grupos terão o mesmo número de equipes, mas em caso de número impar de inscrições, um dos grupos terá uma equipe a mais. Isso será definido por meio de sorteio de chaves, devido ao sorteio dirigido (ver item “Sorteio dirigido”). As equipes jogarão entre si dentro do seu grupo. As duas melhores pontuadas de cada grupo se classificarão para a fase seguinte. Nesta fase, o time que ficar em primeiro em um dos grupos enfrentará o segundo colocado do outro grupo. Os vencedores desses confrontos se classificam para a final, que decidirá o campeão. Os times que perderem estes jogos irão fazer mais um jogo para definir o terceiro colocado.

c. De doze (12) a quinze (15) equipes inscritas, as mesmas serão divididas em três (3) grupos, A, B e C. O número de equipe em cada grupo deverá ser igual, ou o mais próximo disso possível, considerando situações semelhantes à citada no item anterior. Neste caso, se classificarão as duas melhores equipes de cada chave e mais os dois melhores terceiros colocados proporcionalmente ao numero de equipes em cada chave. A primeira equipe da chave 1 enfrenta a pior terceira colocada classificada. A primeira da chave 2 enfrentará a melhor terceira colocada. A primeira da chave 3 enfrentará a segunda da chave 1. E segunda da chave 2 enfrentará a segunda da chave 3.  Os vencedores desses quatro jogos se classificam para a fase seguinte onde o vencedor do primeiro jogo enfrentará o vencedor do terceiro e o vencedor do segundo enfrentará o vencedor do quarto. Os vencedores desses confrontos se classificam para a final, que decidirá o campeão. Os times que perderem estes jogos irão fazer mais um jogo para definir o terceiro colocado.

d. A partir de dezesseis (16) equipes, estas serão divididas em quatro (4) grupos. A divisão dos grupos será de acordo com os critérios do item C, no que diz respeito ao numero de equipes em cada grupo. Classificam-se as duas melhores equipes de cada grupo. O primeiro do grupo A enfrenta o segundo do grupo C (jogo 1). O primeiro de C enfrenta o segundo de A (jogo 2). O primeiro de B enfrenta o segundo de D (jogo 3). O primeiro de D enfrenta o segundo de B (jogo 4). O vencedor do jogo 1 enfrenta o vencedor do jogo 3. O vencedor do jogo 2 enfrenta o vencedor do jogo 4. Os perdedores desses jogos disputam o terceiro lugar e os vencedores fazem a final.

Critérios de desempate:

Em caso de empate por pontos, os critérios a serem seguidos para desempatar duas ou mais equipes serão os seguintes respectivamente:
1. Maior de vitórias
2. Saldo de sets
3. Saldo de pontos
4. Confronto direto
5. Sorteio

Demais itens relativos às regras e regulamentos desse esporte, não citados aqui, serão de responsabilidade da arbitragem, respeitando as regras vigentes da modalidade oficial no mundo.




II. Futsal

Cada equipe inscrita nesta categoria deverá ter, no mínimo, cinco (5). Cada um dos jogadores deverá estar devidamente uniformizado, com camisas numeradas e calçado adequado ao esporte. O jogador que atuar como goleiro deverá ter uma camisa diferenciada dos demais, o restante dos atletas deve ter camisas iguais, diferindo apenas na numeração (que deve ser diferente de todos os membros de seu time). Em caso de duas equipes que devem se enfrentar terem uniformes muito semelhantes, uma das equipes deverá fazer uso de coletes. Estes coletes devem ser fornecidos pela comissão organizadora. Esta utilização de coletes fica sujeita a avaliação por conta da arbitragem. Os árbitros podem aceitar que as equipes joguem com fardamentos semelhantes, desde que isso seja de consenso entre as duas equipes e os próprios árbitros, sempre visando melhor andamento da partida.

Os jogos de futsal serão com tempo sugerido de doze (12) minutos corridos na primeira fase e quinze (15) minutos corridos nas fases seguintes, sem parada no cronômetro e sem intervalo. No jogo da final serão dezoito (18) minutos divididos em dois tempos de nove (9) minutos cada, com um intervalo de dois (2) minutos entre um tempo e outro. Esse tempo de intervalo não deve ser descontado dos dezoito totais a serem jogados, totalizando uma partida de vinte (20) minutos (tempo de jogo mais tempo de intervalo) Durante o decorrer dos dois tempos do jogo, o cronômetro não deve ser parado. O fato de não parar o cronômetro durante a partida se refere a situações normais de jogo como faltas, laterais, etc. Porém, em situações onde a arbitragem julgar que o jogo ficará parado por muito tempo, como no caso de parada para atendimento de um atleta lesionado, os árbitros podem parar o cronômetro de acordo com a sua avaliação. Os tempos aqui citados são meramente sugeridos por sua viabilidade depende do numero de equipes inscritas. A comissão organizadora tem liberdade para alterar os tempos das partidas, porém deve trabalhar da melhor maneira possível para seguir essas indicações. Caso necessitem alterar os tempo de cada jogo, seja em toda a competição ou apenas em alguma das fazes, isso deve ser informado antecipadamente UJ.

Nas fases classificatórias, cada partida contará três (3) pontos para a equipe que vencer e zero (0) para a que perder. E cada empate contará um (1) ponto para cada uma das equipes.

Nas fases eliminatórias, os jogos que terminarem empatados no tempo normal serão decididos em cobranças de pênaltis. Serão três cobranças para cada equipe, que devem ser efetuadas por jogadores que estavam em quadra ao fim da partida. Persistindo o empate, cada equipe terá direito a mais uma cobrança de pênalti. Segue-se assim até o momento em que uma das equipes perder a sua cobrança e a outra equipe marcar gol na mesma rodada. Os jogadores reservas poderão participar das cobranças de pênaltis, porém só após todos os cinco jogadores que estavam em quadra ao fim do jogo já tiverem cobrado. Caso todos os jogadores de uma mesma equipe já tiverem cobrado as penalidades e ainda estiverem em empate, os mesmo se repetem nas cobranças, seguindo a mesma ordem que usaram inicialmente. Caso as equipes que estiverem disputando essas cobranças tenham um número diferente de jogadores, a equipe de tiver maior número de atletas deve eliminar das cobranças o número necessário de seus jogadores para que as duas equipes tenham exatamente o mesmo número de jogadores para as penalidades. Os jogadores a serem eliminados nesse caso devem o devem ser antes do início das cobranças.

Jogadores punidos com cartões dois (2) amarelos em jogos diferentes devem cumprir um jogo de suspensão automática. Se o jogador receber dois cartões amarelos no mesmo jogo ele será expulso e também cumprirá um jogo de suspensão e se ele tiver algum cartão amarelo de jogos anteriores, esse continuará valendo para contagem depois que o atleta retornar da suspensão. Se o jogador receber cartão vermelho diretamente por algum lance, ele cumprirá um jogo de suspensão e se ele já tiver tomado algum cartão amarelo, o vermelho não zera a contagem dos amarelos. Jogadores punidos com cartão vermelho, independente se decorrer de dois amarelos ou for por apenas uma situação, estarão sujeitos a avaliação de uma comissão eleita pela diretoria distrital e pela organização do evento, podendo sofrer punição de mais jogos ou até mesmo a eliminação do torneio. Confusões, discussões ou brigas entre Uniões Juvenis durante o torneio também passarão pela avaliação desta comissão, estando assim sujeitos a eliminação total da UJ, de uma categoria, modalidade ou até mesmo de toda a olimpíada.

Sistema de competição

Este item deve seguir exatamente os mesmos critérios e normas estabelecidos para o Vôlei – a saber, itens a, b, c e d.

Critérios de desempate:

Em caso de empate por pontos, os critérios a serem seguidos para desempatar duas ou mais equipes serão os seguintes respectivamente:
1. Maior número de vitórias
2. Saldo de gols
3. Gols marcados
4. Confronto direto
5. Menor número de cartões (avaliam-se os cartões amarelos e vermelhos que a equipe recebeu. Cartões amarelos com peso um (1) e vermelhos com peso dois (2). A equipe que tiver resultado menor nessa contagem leva vantagem.)
6. Sorteio.

Nesta modalidade poderão ser premiados: o melhora ataque e a melhor defesa da competição. O melhor ataque será o time que mais marcar gols na competição. A melhor defesa será o time que menos tomar gols no campeonato, proporcionalmente ao numero de jogos de cada equipe. Em caso de empate entre duas equipes em numero de gols marcados ou sofridos, a equipe que tiver a melhor colocação no campeonato será a vencedora.

Demais itens relativos às regras e regulamentos desse esporte, não citados aqui, serão de responsabilidade da arbitragem, respeitando as regras vigentes da modalidade oficial no mundo.



III. Knips

Para ser inscrita, cada equipe deve ser composta por, no mínimo, dois atletas, e, no máximo quatro. Sendo, no caso de mais de dois jogadores na mesma equipe, o terceiro e o quarto considerados reservas.

Na categoria “misto” a equipe que estiver em jogo deve, obrigatoriamente, ser composta por um jogador do sexo masculino e um do sexo feminino.

Em caso de falta de jogadores de uma equipe em uma partida, não totalizando assim os dois necessários para completar a equipe, se houver um jogador presente, ele poderá jogar sozinho. Porém, na sequencia do jogo, o momento em que o seu companheiro deveria jogar será “pulado”.

Sistema de competição:

A forma de disputa das competições desta modalidade dependerá da quantidade de equipes inscritas por categoria.

a. Em caso de termos cinco (5) ou menos equipes em uma categoria, o torneio será no sistema de pontos corridos, onde cada uma das as equipes jogará contra todas as outras. Neste sistema, classificar-se-ão as duas melhores equipes, levando em conta os pontos conquistados e, se necessário, os critérios de desempate. Essas duas equipes disputarão um jogo final, quem vencer este jogo será a campeã. O segundo lugar ficará com quem perder esse jogo e o terceiro será de quem tiver ficado em terceiro lugar na soma de pontuação da primeira faze.

b. De dez (10) a quatorze (14) equipes inscritas, as mesmas serão divididas igualmente, ou o mais próximo disso possível, em dois (2) grupos. De cada grupo se classificam as duas melhores equipes. Estas farão jogos eliminatórios onde a primeira colocada de cada grupo enfrenta a segunda colocada do outro grupo. As duas equipes que vencerem estes jogos, jogam entre si para decidir o campeão. Os dois times que perderam, disputam entre si o terceiro lugar.

c. De quinze (15) a vinte e uma (21) equipes inscritas, estas serão divididas igualmente, ou o mais próximo disso possível, em três (3) grupos. Neste caso, se classificarão duas melhores equipes década grupo e as duas melhores terceiras colocadas proporcionalmente ao numero de equipes em seu grupo. Neste caso, se classificarão as duas melhores equipes de cada chave e mais os dois melhores terceiros colocados proporcionalmente ao numero de equipes em cada chave. A primeira equipe da chave 1 enfrenta a pior terceira colocada classificada. A primeira da chave 2 enfrentará a melhor terceira colocada. A primeira da chave 3 enfrentará a segunda da chave 1. E segunda da chave 2 enfrentará a segunda da chave 3. Os vencedores desses quatro jogos se classificam para a fase seguinte onde o vencedor do primeiro jogo enfrentará o vencedor do terceiro e o vencedor do segundo enfrentará o vencedor do quarto. Os vencedores desses confrontos se classificam para a final, que decidirá o campeão. Os times que perderem estes jogos irão fazer mais um jogo para definir o terceiro colocado.

d. Em caso de vinte e duas (22) ou mais equipes inscritas, estas serão divididas em quatro (4) grupos. A divisão dos grupos será de acordo com os critérios do item C. Classificam-se as duas melhores equipes de cada grupo. O primeiro do grupo A enfrenta o segundo do grupo C (jogo 1). O primeiro de C enfrenta o segundo de A (jogo 2). O primeiro de B enfrenta o segundo de D (jogo 3). O primeiro de D enfrenta o segundo de B (jogo 4). O vencedor do jogo 1 enfrenta o vencedor do jogo 3. O vencedor do jogo 2 enfrenta o vencedor do jogo 4. Os perdedores  desses jogos disputam o terceiro lugar e os vencedores fazem a final.

Peças do jogo

No jogo deve haver vinte e quatro (24) peças iguais em formato, tamanho e peso, porem, doze (12) de uma cor, e outras doze (12) de outra cor (normalmente nas cores banca e preta). E mais uma peça de tamanho e peso superiores às demais vinte e quatro peças. Sem restrições quanto a formato ou cor. Esta tem o nome de Rei.

Cada jogador tem uma peça chamada Joga. Esta é a peça que ela utilizará para jogar. Ela deve diferir das demais peças já citadas. Porém sem restrição quanto a tamanho, cor, peso e formato, desde que, em um ou mais aspectos, seja diferenciada das demais.

Regras do jogo

1. Cada jogo é composto por até três partidas. A equipe que vencer maior número de partidas, dentre as três, vence o jogo. No caso de a mesma equipe vencer as duas primeiras partidas de um jogo, não será realizada a terceira partida. Neste caso o jogo será computado como vencido por "2x0". Só será realizada a terceira partida, se cada uma das duas primeiras for vencida por uma equipe diferente. Neste caso a terceira servirá como desempate, e será computado jogo vencido por "2x1". Nas fases classificatórias, a equipe que vencer a partida recebe dois (2) pontos e a equipe que perder zero (0).

2. O jogador que iniciará a primeira partida do jogo será sempre o mais jovem dentre os quatro que estiverem na mesa. A sequencia segue no sentido anti-horário. Na segunda e na terceira partidas o jogador que inicia é o seguinte àquele que terminou a partida anterior.

3. Para iniciar a partida o Rei deve estar no centro da mesa e as demais vinte e quatro peças devem estar dispostas organizadamente, de forma alternada em relação as cores, em volta dele.

4. O jogador que iniciar a partida deve,obrigatoriamente, mover ao menos uma peça do jogo na sua primeira jogada. Caso isso não aconteça, ele deve jogar novamente até que se cumpra esta regra.

5. O primeiro jogador a fazer uma peça define que as peças da sua equipe na partida são as da respectiva cor desta que ele fez. E, por tanto, as peças dos adversários são as da cor contrária.

6. Cada jogador joga uma vez por rodada. Se ele colocar uma das peças correspondentes a sua equipe na “caçapa”, ganha o direito de jogar novamente, mesmo tendo feito, no mesmo momento, peças da outra equipe. Só não ganhará este direito se colocar, também, o Rei em momento impróprio, segundo as regras quanto às restrições para colocá-lo lá. Neste caso, o Rei volta para o centro da mesa. Se, junto com o Rei, cair mais alguma peça, esta(s) permanece na caçapa. O jogo segue com o próximo jogador. Também não continua jogando se a sua joga cair na caçapa, independentemente de ter ou não feito peças corespondentes a sua equipe, e uma peça sua volta para o centro da mesa (vide item 12).

7. O Rei só pode ser feito por uma equipe se ela tiver quatro (4) peças ou menos, da cor que corresponde a sua equipe, sobre a mesa.

8. Cada jogador tem uma área determinada de onde devem sair as suas jogadas. Ele não pode tocar com a sua Joga em nenhuma peça que tenha alguma parte para o lado interno desta área antes de tocar em alguma peça que não esteja da mesma forma ou tocar alguma das outras três laterais da mesa.Um jogador não pode invadir a área do outro.

9. Para jogar sua Joga, o atleta deve usar o dedo. Não pode fazer nenhum movimento para empurrá-la com a mão e/ou braço.

10. Se alguma peça virar de "cabeça para baixo" durante uma jogada, ela deve ser desvirada e colocada no local que estava, porém, na posição correta.

11. Nos momentos em que um jogador não estiver jogando, ele não deve tocar na mesa, e deve manter a sua Joga fora da mesma, a fim de evitar que atrapalhe o movimento dos botões durante as jogadas de outros atletas.

12. Caso a Joga de um jogador caia na caçapa, uma das peças da cor correspondente a sua equipe, que esteja na caçapa, volta para o centro da mesa. Se isso acontecer com uma equipe que tenha o Rei, ele é que deve voltar para o centro da mesa ao invés de uma peça. E se acontecer com uma equipe que não tenha nenhuma peça na caçapa, ela fica “devendo” um número de peças igual ao número de vezes em que a sua Joga tenha caído. No momento em que colocar alguma peça ela volta imediatamente para o centro da mesa, até que ele coloque novamente em jogo o número de peças correspondente a sua dívida.

13. Quando as peças estiverem em movimentos, não podem ser paradas. Elas devem concluir o movimento por conta própria, sem a intervenção de um atleta, árbitro, torcedor, etc.. Incluindo as Jogas dos atletas.

14. Se, durante uma jogada, alguma peça sair da mesa, ela deve ser colocada no centro da mesma.

15. Caso a equipe que tiver o Rei colocar na caçapa a ultima peça dos adversários, ela perde o jogo. A contagem de pontos para este caso será feita como se o Rei tivesse trocado de time.

16. O jogo acaba quando uma das equipes tiver o Rei e acabarem as peças de uma ou das duas equipes sobre a mesa.

17. Em caso de uma das equipes não comparecer ao jogo, os oponentes vencem por W.O.. O time que vencer computará uma vitória simples por um set a zero e por um ponto a zero. Porém este set e este ponto não serão levados em conta em caso de contagem de pontos para desempates.

18. A escolha da mesa para o jogo pode ser feita por sorteio prévio ou por comum acordo entre as equipes. Ambas as formas de escolha dependem da organização to torneio e da disponibilidade de mesas no momento do jogo.

Contagem de pontos

Ao final de cada partida, devem ser contados os pontos da equipe vencedora. No fim da partida, a equipe que tiver feito o Rei tem 5 pontos. Para cada peça do time adversário que permanecer sobre a mesa, a equipe soma um ponto aos 5 correspondentes ao Rei. Se as peças que sobrarem na mesa forem da mesma equipe que tem o Rei, para cada peça se subtrai um ponto dos 5 correspondentes ao Rei. Quanto à posse do Rei, é importante levar em conta o item 15 das Regras do jogo.

Critérios de desempate

Em caso de empate por pontos, os critérios a serem seguidos para desempatar duas ou mais equipes serão os seguintes respectivamente:

1. Maior número de sets vencidos;
2. Saldo de sets;
3. Saldo de pontos
4. Maior número de pontos marcados;
5. Confronto direto;
6. Sorteio.



IV. Ping-pong

Cada equipe deve ser composta por no, mínimo, cinco (5) jogadores e no máximo por seis (6). Os cinco jogadores titulares de cada equipe serão numerados de um a cinco. A ordem será definida pela própria equipe. Esta ordem deverá ser a sequencia em que os jogadores irão se revezar no jogo. Cada jogador que estiver jogando, permanece no jogo até sofrer um ponto. Neste momento deve ser substituído pelo atleta da sua equipe que tiver, dentro da sequencia de um a cinco, pré-estabelecida, o número subsequente ao seu. Para o início do jogo, o árbitro sorteará a posse da bola entra os dois primeiros jogadores de cada equipe. O jogador que ganhar este sorteio terá o direito de dar o primeiro saque, que dará inicio a primeira disputa e o atleta que vencê-la terá o direito de iniciar a próxima disputa, a qual é travada pelos mesmos dois jogadores (o n°1 de cada equipe) e que valerá o primeiro ponto. As equipes vão alternando os jogadores conforme sofrem pontos, seguindo a sequencia de um a cinco, conforme citado anteriormente. Na primeira vez em que uma das equipes atingir vinte e cinco (25) pontos, os dois times trocam de lado na mesa, sem reiniciar a sequencia de jogadores. A primeira equipe que atingir cinquenta (50) com uma diferença de dois (2) pontos sobre o adversário, vence o jogo. Caso a equipe que atingir os cinquenta pontos não o faça com os dois pontos de vantagem, as equipes continuam jogando normalmente até que uma delas abra dois pontos de diferença no placar. Nas fases classificatórias, a equipe que vence o jogo recebe dois (2) pontos e a que perder zero (0).  A substituição de um jogador pelo reserva somente poderá ser feita no momento em que os times estiverem trocando de lado na mesa. Essa alteração deve ser repassada ao árbitro, e o atleta que entrar na partida deve assumir o lugar do jogador que está substituindo na sequencia numérica de sua equipe.

Regras do jogo

1. O saque deve partir de fora da mesa ( as mãos do jogador, a raquete e a bola devem estar fora da área da mesa). A bola deve passar diretamente sobre a rede, sem tocá-la, sem tocar o lado da mesa referente a quem sacou e cair, aproximadamente no centro do lado adversário da mesa, de forma que não dificulte de forma demasiada a recepção da mesma pelo oponente. Este, quando rebater a bola, devolvendo-a para o lado do adversário, deve fazer com que ela seja facilmente recepcionada por ele, da mesma maneira que o saque. Em ambas as situações, apenas o árbitro tem o direito de parar o jogo (cabe a ele identificar se a primeira jogada de cada atleta está ou não de acordo com estas normas). Caso um jogador pare a partida sem a ordem do árbitro será marcado ponto para o oponente. Se, após o saque ou a resposta, a bola tocar na rede e passar para o lado adversário, o árbitro deverá parar a partida e o jogador que sacou repete o saque. Se o árbitro julgar que o saque ou a resposta não correspondem com as especificações antes citadas, quanto a facilitar a recepção do oponente, ele deverá parar a partida. O saque pode ser repetido até três vezes por erro de um mesmo jogador. Caso o árbitro precise parar o jogo por mais de três vezes devido a este tipo de irregularidade proveniente de um mesmo jogador, será marcado ponto ao seu adversário. Se o saque for feito sobre a mesa, ou tocar o lado da mesa correspondente ao jogador que sacou antes de passar sobre a rede, ou tocar na rede e não passar para o outro lado da mesa, ou for direto para fora da mesa, será marcado ponto do adversário. A resposta obedece a estes mesmos critérios, com exceção do primeiro, ou seja, não precisa ser feito de fora da área da mesa. Após a primeira jogada de cada atleta, não se aplicam mais todas as restrições citadas para saque e resposta. Apenas o fato de que após o jogador rebater a bola, ela deve ir para o lado adversário. Se ela bater na rede e não passar, ou tocar o lado da mesa de quem rebateu, ou for diretamente para fora, será ponto do adversário. Porem critérios quanto ao local da mesa que a bola deve bater do lado adversário ou a força que a bola pode ser jogada, não se aplicam a partir deste momento do jogo.

2. Formas de marcar ou sofrer pontos durante o saque ou resposta, vide o item 1. Um jogador toca a bola para fora da mesa, ponto para o adversário; A bola toca no lado da mesa correspondente a um jogador e ele não consegue rebatê-la, ponto do seu oponente. Um jogador rebate a bola e esta toca a rede e não passa para o lado do oponente, ponto do adversário; Um jogador para a bola em qualquer momento do jogo sem a autorização do árbitro, ponto do adversário; Um jogador rebate a bolo sobre a área da mesa sem que esta tenha antes tocado do seu próprio lado da mesa, ponto do adversário; Um jogador toca a mesa com a mão durante um jogo, ponto do adversário; Um jogador rebate a bola e esta toca o seu lado da mesa antes de passar para o lado contrário, ponto do adversário;

3. As mesas disponíveis para os jogos serão fornecidas pela organização. A mesa a ser utilizada em cada jogo será sorteada pelos árbitros ou escolhida pelas equipes em comum acordo, dependendo da disponibilidade.

4. As bolas a serem utilizadas devem ser fornecidas pela organização e devem ser de todas iguais.

5. Cada Uj será responsável pelas suas raquetes.  As mesmas deverão ter ao menos uma das superfícies sólida e esta deverá ser utilizada para o jogo. Raquetes com revestimento de qualquer material sintético ou não sólido não poderão ser usadas. Em caso de revestimento em apenas uma das superfícies esta não poderá ser usada.

Sistema de competição

Este item deve seguir exatamente os mesmos critérios e normas estabelecidos para o Knips – a saber, itens a, b, c e d.

Critérios de desempate.

Em caso de empate por pontos, os critérios a serem seguidos para desempatar duas ou mais equipes serão os seguintes respectivamente:
1. Saldo de pontos
2. Maior número de pontos marcados
3. Confronto direto
4. Sorteio



Sorteio Dirigido

Em todas as situações e modalidades, sempre que houver necessidade de divisão dos times por chaves, essa divisão se dará por meio de sorteio e esse sorteio deve ser dirigido. Isso significa que sempre que uma UJ inscrever duas equipes na mesma modalidade e categoria, essas duas equipes devem ser colocadas em chaves separadas. No momento em que a primeira das equipes de uma UJ for sorteada, automaticamente a outra equipe será colocada na chave seguinte. Por exemplo, em um sorteio entre três chaves, se uma das equipes for sorteada para a chave 2, a outra vai automaticamente para a chave 3, que seria a próxima no sorteio.

Outro critério a ser observado neste item é a regra de Cabeças de Chave. Em caso de divisão das equipes em chaves, os primeiros colocados de cada modalidade no ano anterior serão automaticamente colocados como os primeiros de cada chave. Por exemplo, o campeão do ano anterior será o primeiro time da chave 1. O segundo colocado será o primeiro da chave 2. O terceiro colocado do ano anterior será o primeiro da chave, e assim sucessivamente. Isso se aplicara a todas as chaves necessárias, levando em conta os critérios de quantidades de equipes e divisão de chaves de cada esporte.



Ausência nas olimpíadas e suas punições

Caso uma Uj vier a faltar uma partida, de qualquer modalidade, será dado WO à equipe adversária. As Ujs que, por algum motivo, não puderem participar de algum dia de olimpíada ou partida, devem informar a comissão organizadora da olimpíada até o dia da reunião de sorteio de chaves, para que não sofra punições, que são: 1) no primeiro ano que uma Uj tomar WO sem ter avisado o porquê, deverá ser feito uma reunião com a mesma para conversar sobre o fato a fim de conscientizar. 2) caso haja reincidência, a juventude será punida com -3 pontos na modalidade, na próxima olimpíada que participar [já começando com saldo negativo].




Considerações finais

Em qualquer uma das modalidades disputadas, a divisão das equipes nos grupos, nas situações onde houver necessidade, será feita por intermédio de sorteio. Este sorteio será em um local e horário, determinados e informados previamente pela comissão organizadora. Este sorteio deverá ser sempre de forma dirigida. Todas as Ujs do DIJUVASI devem ser avisadas dessas datas e horários, e todas têm o direito de enviarem representantes. Se não houver sido feito ainda, neste dia deverá ser informado o local e horários das competições.

A diretoria distrital, juntamente com a comissão organizadora, deverá eleger uma comissão de avaliação de conduta para as olimpíadas esportiva. Essa comissão deverá ser formada por jovens e pastores do distrito DIJUVASI, contendo ao menos dois (2) jovens da diretoria, dois (2) da comissão organizadora e dois (2) pastores. Esses números caracterizam um mínimo de seis (6) componentes, podendo este grupo chegar até a dez (10) membros. Esses membros devem, preferencialmente, variar ao longo dos anos, evitando sua repetição.

Em qualquer das modalidades, caso seja necessário utilizar os critérios de desempate e uma ou mas equipes que estiver nessa disputa tiverem vencido algum jogo por WO, este jogo não deverá ser considerado no número de vitórias. Para que não haja prejuízo à equipe que tenha esse tipo de vitória, cada uma das outras deverá desconsiderar uma das suas vitórias, desta forma ambas disputarão de igual forma. A vitória a ser desconsiderada será escolhida pela própria equipe, como melhor lhe convir.

Jogadores punidos com cartão vermelho, independente se decorrer de dois amarelos ou for por apenas uma situação, estarão sujeitos à avaliação  da Comissão de avaliação de Conduta supracitada, podendo sofrer punição de mais jogos ou até mesmo a eliminação do torneio. Confusões, discussões ou brigas entre jovens ou Uniões Juvenis durante o torneio também passarão pela avaliação desta comissão, estando assim sujeitos a eliminação do jovem ou total da UJ, de uma categoria, modalidade ou até mesmo de toda a olimpíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário